Os Convívios Fraternos na Diocese de Bragança – Miranda
O Movimento Convívios Fraternos era uma realidade muito ansiada na diocese de Bragança - Miranda. D. António José Rafael, bispo de então, conhecedor da riqueza espiritual deste Movimento, tudo fez para que este fosse também resposta, caminho e compromisso para os jovens nordestinos.
Após algumas as tentativas fracassadas de implementação do Movimento na Diocese foi finalmente realizado o 1º Convívio Fraterno, o 765 a nível nacional, nos dias 15, 16 e 17 de Outubro de 1999. “Quanto esperei este momento…” foram as primeiras palavras do Pastor Diocesano no encerramento deste Convívio, onde o mesmo partilhou com todos os presentes a sua grande alegria e realização espiritual pela concretização deste seu sonho. Foi com a certeza de que o brilho intenso destas 14 chamas iria incendiar muitos corações, que começou esta grande aventura de evangelização.
Os primeiros passos do Movimento na Diocese contaram com a preciosa colaboração do Fundador do Movimento, Pe. Valente Matos e de um grupo de jovens oriundos das dioceses do Porto e Braga. Ao longo deste período inicial, o Pe. Aníbal da Anunciação, assistente do Movimento na Diocese, foi preparando uma equipa de jovens que pouco a pouco integrou e assumiu a dinâmica do Movimento. À medida que este trabalho ia crescendo, o carisma convíva foi-se espalhando pelos diversos pontos da Diocese.
Entre os anos 2001 e 2011 assumiu os destinos da Diocese D. António Montes Moreira, Bispo Emérito de Bragança-Miranda. Ao longo do seu ministério episcopal, o Movimento vivenciou um grande período de crescimento. D. António Montes presidiu à Peregrinação Nacional dos convívas a Fátima em Setembro de 2004 e acompanhou algumas das atividades missionárias desenvolvidas pelos convivas na Diocese.
Desde do ano 2011 que D. José Cordeiro é bispo da nossa Diocese. O novo pastor trouxe consigo um novo dinamismo pastoral que a todos tem contagiado e envolvido. É de salientar a participação do Movimento em diversas ações propostas pela Diocese, nomeadamente, na Lectio Divina, no Dia Diocesano da Juventude, na animação litúrgica das celebrações e noutras ações de caráter formativo. Como referiu o Papa Francisco aos jovens no Encontro Mundial da Juventude do Rio de Janeiro “… Não podemos ficar fechados na paróquia, nas nossas comunidades, na nossa instituição paroquial ou na nossa instituição diocesana, quando tantas pessoas estão à espera do Evangelho! Sair, enviados. Não se trata simplesmente abrir a porta para que venham, para acolher; mas trata-se de sair pela porta para procurar e encontrar”. É esta Igreja em saída que nosso bispo tem apelado, que os Convívios Fraternos querem continuar ajudar a construir, empenhando-se em ajudar os jovens a encontrar um sentido profundo para a vida, apresentado Jesus Cristo como resposta. Evangelizar é uma forma eficaz de tornar o mundo um lugar mais justo, mais humano e mais fraterno. Em comunhão com os outros agentes pastorais da nossa Diocese queremos dizer “Eis-me aqui envia-me!”.
Secretariado Diocesano
CF Bragança-Miranda
0 Comentários
Recommended Comments
Não há comentários para mostrar
Regista-te ou entra para comentar!
Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!
Criar uma conta
Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!
Registar-meEntrar
Já estás registado? Entra aqui!
Entrar agora